O editor é um sistema que permite ao usuário criar e editar documentos.
Algumas
funções e comandos dos editores são oferecidos para que o usuário possa
interagir, possibilitando a construção do conhecimento através da
interação.
O editor de História em Quadrinhos abrange uma perspectiva construtivista na qual o seu usuário age diretamente sobre o objeto, tornando a aprendizagem mais significativa uma vez que o mesmo constrói algo que é de seu interesse.
O editor de História em Quadrinhos abrange uma perspectiva construtivista na qual o seu usuário age diretamente sobre o objeto, tornando a aprendizagem mais significativa uma vez que o mesmo constrói algo que é de seu interesse.
ATIVIDADE COM HQ
Título da atividade: Criando histórias em quadrinhos no computador
Objetivo: Elaborar um texto individual usando o aplicativo Máquina de Quadrinhos disponível no site www.maquinadequadrinhos.com.br.
Sistema Usado: Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica
Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
Conteúdos educacionais: Criação de história em quadrinhos apoiada na utilização das novas regras ortográficas da língua portuguesa.
Descrição da atividade: Primeiramente, os alunos terão contato com a história em quadrinhos criada pela professora. Após esse primeiro contato, os alunos deverão interagir com o aplicativo. Cada aluno deve elaborar um texto, utilizando o aplicativo de História em Quadrinhos, observando sempre as novas regras ortográficas que foram trabalhadas com eles.
Avaliação: Os alunos devem postar suas histórias no blog da turma bem como postar comentários das histórias criadas por outros alunos da turma.
Desempenho individual: Os alunos deverão fazer uma auto-avaliação, fazendo comparações com suas ideias iniciais e com a produção final de sua história em quadrinhos.
Teoria educacional trabalhada com a atividade: Pode-se dizer que a atividade é baseada no construtivismo pois os alunos interagem livremente com o computador o que torna a aprendizagem muito mais significativa para o aluno porque ele estará construindo algo que é de seu interesse.
Ponto positivo: O aluno é ativo no processo de ensino aprendizagem.
Ponto negativo: Para que o aluno use o aplicativo é necessário que ele tenha noções básicas de informática.
Considero que está atividade é uma boa atividade para ser trabalhada com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental pois permite que os alunos interajam com o computador, refletindo a respeito das técnicas usadas para a construção do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário