terça-feira, 24 de abril de 2012

OBJETO DE APRENDIZAGEM

Objetos de aprendizagem são definidos como "uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem. Exemplos de tecnologia de suporte ao processo de ensino e aprendizagem incluem aprendizagem interativa, sistemas instrucionais assistido por computadores inteligentes, sistemas de educação à distância e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de objetos de aprendizagem incluem conteúdos de aplicações multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de aprendizagem, ferramentas de software e software instrucional"
 Objeto de aprendizagem é um conteúdo digital para dar suporte ao ensino e aprendizagem criado  para ser utilizado em diversos contextos. Qualquer contéudo digital que possa ser útil para a educação, como imagens, animações, atividades pode ser considerado um objeto de aprendizagem.
    Um objeto de aprendizagem não pressupõe uma perspectiva educacional específica mas, normalmente, os objetos de aprendizagem são produzidos com a finalidade de ensinar alguma coisa,sendo assim, são projetados numa perspectiva instrucionista.
O instrucionismo é uma corrente pedagógica baseada na teoria didática tecnicista sustentada pela teoria da aprendizagem comportamentalista (behaviorista). Valoriza-se a estrutura curricula. É estabelecida uma aprendizagem mecânica de assimilação e repetição de informações.

  

ATIVIDADE COM OBJETO DE APRENDIZAGEM

Título da atividade: A nova ortografia com a Turma da Mônica

Objetivo: Revisar conteúdos a respeito da nova ortografia

Público alvo: 5º ano do Ensino Fundamental

Conteúdos educacionais: Nova ortografia da Língua Portuguesa

Descrição da atividade: Os alunos têm contato com questões a respeito da nova ortografia através de um questionário apresentado em forma de um protótipo anexado

Avaliação:  Os alunos deverão fazer uma auto-avaliação de seu desempenho na atividade.

Teoria educacional trabalhada com a atividade: Pode-se dizer que a atividade é baseada no instrucionismo pois os alunos não interagem com o computador.

Ponto positivo: Possibilita que o aluno revise os conteúdos trabalhados.

Ponto negativo: O aluno não interage com o computador, tendo as questões prontas.

   Embora essa atividade esteja baseada no instrucionismo considero que a atividade é  boa para ser trabalhada com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental pois permite que eles revejam os conteúdos até então trabalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário