domingo, 15 de abril de 2012

O MUNDO À MESA


Leia o texto com atenção:

O mundo à mesa

   Dependendo do país, da região ou da cidade, os hábitos alimentares das pessoas são bem diferentes. Que tal visitar algumas cozinhas espalhadas por todo o mundo?
    Nossa viagem começa pela China, onde há uma grande preocupação com a saúde. Os chineses preferem uma alimentação vegetariana e macrobiótica, com legumes, frutas, cereais integrais e hortaliças. Usam soja em várias comidas, desde o grão até o broto. Mas o prato principal do país é o arroz, que eles já cultivam há milhares de anos.
    E, agora, que tal uma massa? Pizza, spaghetti, lasagne, tortelline, rigatoni... Chegamos à Itália!
   Além das famosas massas, os italianos gostam de polenta (massa de milho) com carne, risoto, minestrone (sopa de verduras com macarrão, feijão ou arroz) e queijos, como o gorgonzola e o parmesão. Consomem muitos vegetais, como o brócolis e o funcho. A Itália é conhecida ainda por sua variedade de frutas, principalmente uvas, com as quais fazem vinhos saborosos.
    Os portugueses gostam de canja de galinha, peixes salgados, principalmente o bacalhau, e frutos do mar. Todos os pratos costumam ter bastante gordura, cebola e tomate. As refeições são feitas acompanhadas de pão, azeitonas e tremoços e duram horas. São famosos o queijo da Serra, de leite de ovelha, e os doces portugueses feitos com gema de ovo.
     Alguns australianos mantêm costumes indígenas em suas refeições: adoram insetos, vermes brancos, morcegos e outros roedores, periquitos, papagaios e lagartos.
      Que viagem, hein! Ainda faltou conhecer a cozinha de muitos países, mas o tempo é curto e já é hora de voltar ao Brasil.
      Como a nossa História foi marcada pela vinda de diferentes povos, a alimentação sofreu variadas influências: portugueses, espanhóis, alemães, italianos, japoneses e africanos são apenas alguns dos que contribuíram para o cardápio que conhecemos hoje.
     Também os índios brasileiros deixaram sua marca em nossa alimentação: a mandioca, o milho, as frutas tropicais e o peixe são alguns exemplos. E, para quem ficou com nojo dos vermes comidos na Austrália, fique sabendo que também no Brasil se comem coisas esquisitas”: por exemplo, os índios tupi-mondés, que vivem no Mato Grosso e em Rondônia, adoram larvas de besouro...

Florentino, Ana Maria e outros. Em
Revistas Ciência Hoje das Crianças. SBPC, ano 8, nº 48, ami/jun.


1) A ideia principal do texto é:

(A) mostrar que a alimentação no mundo é toda igual.
(B) mostrar que não há necessidade de se preocupar com o que se come.
(C) mostrar os hábitos alimentares das pessoas, que diferem de acordo com o local onde moram.
(D) mostrar que as pessoas, no mundo, se alimentam muito mal.

2) Humor! 

- Juquinha! Por que não veio à aula ontem?
- É que uma abelha me picou, professora!
- Ah, é? Onde?
- Não posso dizer.
- Tá bom, então vá sentar.
- Também não posso.

Os verbos grifados na piadinha, estão no Pretérito Perfeito. A que conjugação eles pertencem, seguindo a ordem: 

(A) 2ª conjugação e 1ª conjugação
(B) 1ª conjugação e 2ª conjugação
(C) 3ª conjugação e 3ª conjugação
(D) 3ª conjugação e 1ª conjugação

3) Observe a cena e assinale com um (X) os gestos do personagem na sequência, mas no
pretérito imperfeito do modo indicativo



(A) preparava – saltava – mergulhava
(B) prepararia – saltaria – mergulharia
(C) prepara – salta – mergulha
(D) preparou – saltou – mergulhou

4) Leia estas sequências

Observe a sequência de situações. Nelas, você pode observar, com clareza, os pronomes pessoais do caso reto e as flexões de número e de pessoa dos verbos. Quais são os verbos e pronomes que indicam a 1ª pessoa?

(A) Eu amo, Vós amais.
(B) Eu amo, Eles amam.
(C) Eu amo, Nós amamos.
(D) Eu amo, Tu amas.

5) Leia o trecho abaixo:

A mãe nervosa, estava na confortável sala, costurando. O menino esperto abriu a enorme porta da rua, meio ressabiado arriscou um pequeno passo para dentro e mediu cautelosamente a distância.
Qual a função das palavras sublinhas?

(A) dar característica
(B) dar nome às coisas
(C) deixar o texto mais bonito
(D) representar ação dos personagens

6) Leia a tirinha e observe a escrita da palavra “por quê” e assinale a alternativa que justifica
a forma da escrita:


 


(A) Está no final de uma frase afirmativa.
(B) Apresenta uma explicação.
(C) Equivale a uma afirmação.
(D) Está no final de uma frase interrogativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário