Leia
o texto com atenção:
O
mundo à mesa
Dependendo
do país, da região ou da cidade, os hábitos alimentares das
pessoas são bem
diferentes. Que tal visitar algumas cozinhas espalhadas por todo o
mundo?
Nossa
viagem começa pela China, onde há uma grande preocupação com a
saúde. Os chineses
preferem uma alimentação vegetariana e macrobiótica, com legumes,
frutas, cereais integrais
e hortaliças. Usam soja em várias comidas, desde o grão até o
broto. Mas o prato principal
do país é o arroz, que eles já cultivam há milhares de anos.
E,
agora, que tal uma massa? Pizza, spaghetti, lasagne, tortelline,
rigatoni... Chegamos à
Itália!
Além
das famosas massas, os italianos gostam de polenta (massa de milho)
com carne,
risoto, minestrone (sopa de verduras com macarrão, feijão ou arroz)
e queijos, como o gorgonzola
e o parmesão. Consomem muitos vegetais, como o brócolis e o funcho.
A Itália é conhecida
ainda por sua variedade de frutas, principalmente uvas, com as quais
fazem vinhos saborosos.
Os
portugueses gostam de canja de galinha, peixes salgados,
principalmente o bacalhau,
e frutos do mar. Todos os pratos costumam ter bastante gordura,
cebola e tomate. As
refeições são feitas acompanhadas de pão, azeitonas e tremoços e
duram horas. São famosos
o queijo da Serra, de leite de ovelha, e os doces portugueses feitos
com gema de ovo.
Alguns
australianos mantêm costumes indígenas em suas refeições: adoram
insetos, vermes
brancos, morcegos e outros roedores, periquitos, papagaios e
lagartos.
Que
viagem, hein! Ainda faltou conhecer a cozinha de muitos países, mas
o tempo é curto
e já é hora de voltar ao Brasil.
Como
a nossa História foi marcada pela vinda de diferentes povos, a
alimentação sofreu
variadas influências: portugueses, espanhóis, alemães, italianos,
japoneses e africanos são
apenas alguns dos que contribuíram para o cardápio que conhecemos
hoje.
Também
os índios brasileiros deixaram sua marca em nossa alimentação: a
mandioca, o
milho, as frutas tropicais e o peixe são alguns exemplos. E, para
quem ficou com nojo dos vermes
comidos na Austrália, fique sabendo que também no Brasil se comem
coisas “esquisitas”:
por exemplo, os índios tupi-mondés, que vivem no Mato Grosso e em
Rondônia, adoram
larvas de besouro...
Florentino,
Ana Maria e outros. Em
Revistas
Ciência Hoje das Crianças. SBPC, ano 8, nº 48, ami/jun.
1)
A ideia principal do texto é:
(A)
mostrar que a alimentação no mundo é toda igual.
(B)
mostrar que não há necessidade de se preocupar com o que se come.
(C)
mostrar os hábitos alimentares das pessoas, que diferem de acordo
com o local onde moram.
(D)
mostrar que as pessoas, no mundo, se alimentam muito mal.
2)
Humor!
-
Juquinha! Por que não veio à
aula ontem?
-
É que uma abelha me picou,
professora!
-
Ah, é? Onde?
-
Não posso dizer.
-
Tá bom, então vá sentar.
-
Também não posso.
Os
verbos grifados na piadinha, estão no Pretérito Perfeito. A que
conjugação eles pertencem, seguindo
a ordem:
(A)
2ª conjugação e 1ª conjugação
(B)
1ª conjugação e 2ª conjugação
(C)
3ª conjugação e 3ª conjugação
(D)
3ª conjugação e 1ª conjugação
3)
Observe a cena e assinale com um (X) os gestos do personagem na
sequência, mas no
pretérito
imperfeito do
modo
indicativo
(A)
preparava – saltava – mergulhava
(B)
prepararia – saltaria – mergulharia
(C)
prepara – salta – mergulha
(D)
preparou – saltou – mergulhou
4)
Leia estas sequências
Observe
a sequência de situações. Nelas, você pode observar, com clareza,
os pronomes pessoais
do caso reto e as flexões de número e de pessoa dos verbos. Quais
são os verbos e pronomes
que indicam a 1ª pessoa?
(A)
Eu amo, Vós amais.
(B)
Eu amo, Eles amam.
(C)
Eu amo, Nós amamos.
(D)
Eu amo, Tu amas.
5)
Leia o trecho abaixo:
A
mãe nervosa, estava
na confortável sala,
costurando. O menino esperto abriu a enorme
porta da rua, meio ressabiado arriscou um pequeno
passo para dentro e mediu cautelosamente
a distância.
Qual
a função das palavras sublinhas?
(A)
dar característica
(B)
dar nome às coisas
(C)
deixar o texto mais bonito
(D)
representar ação dos personagens
6)
Leia a tirinha e observe a escrita da palavra “por
quê” e
assinale a alternativa que justifica
a
forma da escrita:
(A)
Está no final de uma frase afirmativa.
(B)
Apresenta uma explicação.
(C)
Equivale a uma afirmação.
(D)
Está no final de uma frase interrogativa.
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