quinta-feira, 12 de abril de 2012

GARIS TIRAM A POEIRA DAS ANTIGAS LIÇÕES PARA MERGULHAR NAS LETRAS

      De vassouras nas mãos, agilidade nos pés e uniforme alaranjado, os garis se espalham pelas ruas das cidades. São especialistas em limpar a sujeira deixada pelos outros. No centro da capital paulista, eles se reúnem para o almoço ou a troca de turno no alojamento dos garis. Para aproveitar o movimento e dar oportunidade a esses homens e mulheres, a ONG Educa São Paulo instalou ali, há três anos, uma biblioteca comunitária.
     A sala novinha, recheada com quatro mil exemplares de livros, jornais erevistas, logo chamou a atenção. Era só sobrar um tempinho entre uma faxina e outra que alguém aparecia para folhear um capítulo. Mas ficava só nisso: clássicos da literatura, romances, suspenses permaneciam nas prateleiras. Os organizadores da biblioteca perceberam que, apesar de muitos garis terem o Ensino Médio completo, alguns não conseguiam sequer ler as manchetes dos jornais.
     São os chamados analfabetos funcionais, aqueles que conhecem as letras, mas não conseguem interpretar as frases. Foi então que a ONG fez uma parceria com a PUC de São Paulo. Os alunos da universidade tornaram-se professores voluntários. A biblioteca virou sala de aula com 120 garis matriculados, seduzidos pela ideia de tirar a poeira das antigas lições. A aula de reforço abriu o mundo da literatura para os servidores do centro. Os livros agora viajam pela cidade. Substituem as vassouras e limpam a mente de quem limpa São Paulo.
(Disponível em: <http://www.almanaquebrasil.com.br> Acesso em: 2 jun. 2011.)
 1 – A finalidade do texto é:

(A) contar uma história.
(B) informar.
(C) divertir.
(D) explicar o funcionamento de algo.

2 – A principal função dos garis é:

(A) ler livros de literatura.
(B) ler jornais.
(C) limpar a sujeira.
(D) conversar durante as horas de folga

3 – São todas palavras monossílabas tônicas:

(A) três – há – pés
(B) alguns – só – nisso
(C) os – livros – da
(D) quem – mãos – sala

4 – São analfabetos funcionais:

(A) todos os garis.
(B) as pessoas que apenas conhecem as letras.
(C) os alunos da PUC.
(D) aqueles que não gostam de ler.

5 – “Os alunos da universidade tornaram-se professores voluntários.” Pode-se substituir a expressão destacada pelo pronome:

(A) nós
(B) ele
(C) elas
(D) eles

6 – Em “... eles se reúnem para o almoço ou a troca de turno...”, a palavra em destaque quer dizer:

(A) período.
(B) carro.
(C) alojamento.
(D) biblioteca.

7 – Maria Tereza saiu de viagem com sua família. Descubra em qual quilômetro da rodovia, Maria Tereza está de acordo com as informações dadas por ela;

                         *Já ultrapassei o quilômetro 50 e ainda não cheguei ao quilômetro 70.
                         *No quilômetro em que estou a soma dos algarismos é igual a 8 e o produto deles é igual a 12.

Em qual quilômetro da rodovia Maria Tereza está?

(A) 53
(B) 57
(C) 62
(D) 66

8 – Para ir a escola, Gustavo sempre passa em frente a uma farmácia. Ontem quando passou pela farmácia quis saber quanto estava pesando e subiu na balança junto com a sua mochila e ela indicou 50 kg. Quanto Gustavo está pesando, sabendo que o peso de sua mochila é 1/5 do valor indicado na balança.

(A) 40 kg
(B) 42 kg
(C) 45 kg
(D) 48 kg



9 – Em que posição está localizada o ponto A.

(A) (3,4)
(B) (2,3)
(C) (3,3)
(D) (3,2)








 10 – Ricardo queria saber quanto tempo em média gasta para fazer as tarefas durante a semana e anotou na tabela a seguir o tempo gasto em cada dia.



Quanto tempo em média Ricardo leva para fazer as tarefas durante a semana?

(A) 56 minutos
(B) 58 minutos
(C) 60 minutos
(D) 62 minutos

 11 – Paulo coleciona figurinhas e quer sortear uma para seu irmão Márcio. A quantidade de figurinhas que Paulo possui está representada no gráfico a seguir.


 Qual figurinha Márcio tem mais chance de pegar?

(A) de esportes
(B) de carros
(C) de plantas
(D) de animais

  GABARITO
 1 – B 
2 – C 
3 – A 
4 – B 
5 – D 
6 – A
7 – C
8 - A
9- B
10 - A
11 - D



          Observe a seguir um trecho do texto “Garis tiram a poeira das antigas lições para mergulhar nas letras”, para elaborar a sua produção textual.

               “... abriu o mundo da literatura para os servidores do centro. Os livros agora  viajam pela cidade.”

       Agora você vai imaginar como seria a viagem dos livros pela sua cidade. Crie uma história, contando esse acontecimento imaginado por você.


____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário